por Marketing CCR | fev 15, 2022 | Gestão tributária, Planejamento tributário, SPED
Proposta retira da lei artigo que determinou a substituição do chamado Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital por uma versão simplificada.
O Projeto de Lei 3546/21 da Câmara dos Deputados revoga trecho da Lei da Liberdade Econômica que determinou a substituição do chamado Bloco K do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) por uma versão simplificada.
O Sped foi instituído em 2007 com o propósito de promover a unificação do cumprimento das obrigações tributárias acessórias relativas aos diversos entes federativos.
O Bloco K, ou Livro de Controle da Produção e do Estoque, consiste em informes mensais a fim de permitir o acompanhamento efetivo dos estoques, desde as matérias-primas até os produtos finais.
Substituição do Bloco K
O autor da proposta, deputado Carlos Bezerra (MDB-MT), explica que a substituição do Sped por versão simplificada foi prevista na Lei de Liberdade Econômica com o propósito de reduzir as dificuldades das empresas relacionadas à incompatibilidade do Sistema e a duplicidades de exigências.
Contudo, no entendimento de Bezerra, a medida trouxe outros problemas. “Apesar de irretocável a intenção do Congresso Nacional, tem-se identificado que a medida é de difícil implementação, podendo inclusive ter efeitos contrários aos pretendidos”, avalia o deputado.
Ele acrescenta que as diretrizes relativas ao Bloco K do Sped foram acordadas com os estados federados no âmbito do Confaz, “de modo que a implementação do comando legal pode vir a colidir com os compromissos federativos assumidos pela União”.
Segundo a Receita Federal, o Sped busca facilitar o cumprimento das obrigações acessórias das empresas ao integrar os três níveis da gestão pública (federal, estadual e municipal), contribuindo para a transparência tributária. Entre outros pontos, permitiu a adoção da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em âmbito nacional.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Contábeis
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por Marketing CCR | fev 14, 2022 | Economia, Gestão financeira, Planejamento financeiro
A tendência é de que alguns métodos de pagamento ganhem destaque neste ano
Cada vez mais modernas, as opções de pagamento disponíveis no mercado brasileiro são reconhecidas por sua eficiência, rapidez e facilidade. Contar apenas com pagamento em espécie ou com cartão de crédito ficou no passado. Os brasileiros, reconhecidamente uma população aberta a adoção de novas tecnologias, passaram a experimentar as novas soluções de pagamentos disponíveis, principalmente no comércio eletrônico.
De acordo com estudo realizado pela empresa de consultoria de mercado IDC, em parceria com a empresa de tecnologia Infobip, o Brasil é o país da América Latina que mais realiza compras online desde o início da pandemia, em 2020. Em 2022, a tendência é de que haja um aumento na variedade de métodos de pagamento digitais, bem como a consolidação dos meios já em ascensão entre os consumidores do país. “Com a diversidade e a variedade de opções de pagamento, os lojistas têm maiores oportunidades de conquistar novos clientes e fidelizar aqueles consumidores que já compram de suas lojas. Cada vez mais a tecnologia permite melhorar e ampliar ferramentas de pagamento, que otimizam o processo de checkout e permitem uma experiência satisfatória para todos”, comenta Ralf Germer, CEO da PagBrasil, fintech brasileira.
De acordo com Germer, a tendência é de que alguns métodos de pagamento ganhem destaque neste ano, principalmente devido à movimentação econômica do país, pós pandemia, e a positiva aderência do brasileiro ao e-commerce. Confira a lista do que acompanhar em 2022, segundo análise do CEO:
Pagamentos recorrentes
Desde a popularização dos serviços de streaming, a economia da recorrência está em evidência. Mas o que poucos imaginavam era um crescimento da demanda por assinaturas em segmentos mais inusitados, como é o caso do setor gastronômico, por exemplo. Recentemente, a Coffee ++, empresa que já nasceu com um modelo de negócio inovador, que prioriza a venda de grãos para o mercado interno em vez de exportá-los a outros países, passou a utilizar a solução exclusiva da PagBrasil, o PagStream®, em seu clube de assinaturas. Com a ferramenta, clientes da marca podem adquirir cafés especiais por meio de uma assinatura totalmente personalizada e que oferece uma grande variedade de formas de pagamento, incluindo cartão de crédito e débito, boleto e Pix.
Pix
O Pix, método de pagamento instantâneo, já conta com mais de 1,2 bilhões de transações realizadas desde seu lançamento e, ao final de 2021, ultrapassou a marca de 380 milhões de chaves cadastradas, entre pessoas físicas e jurídicas, de acordo com o Banco Central. O método foi o grande destaque do último ano e deve repetir a ótima performance em 2022. A previsão é de que o Banco Central amplie funções como o Pix Cobrança – para realizar pagamentos imediatos de contas com vencimentos em datas futuras- e apresente novidades,o Pix Débito Automático – que será fundamental para pagamentos recorrentes – e o Pix Parcelado – que permitirá pagamentos parcelados com o Pix.
Pagamentos invisíveis
Pagamentos invisíveis, classificados como transações tão simplificadas que se tornam praticamente imperceptíveis para o consumidor, tornam a jornada de compra mais rápida e otimizada, melhorando a experiência do cliente no checkout. Em 2021, a tecnologia contactless – que permite pagamentos por aproximação com o cartão – foi um grande sucesso. Agora, as tendências nesta área são os pagamentos com autorização via biometria facial ou digital. Segundo pesquisa da Visa, 89% dos brasileiros acreditam que o pagamento com tecnologia biométrica é mais prático do que utilizar senhas. No entanto, para compras com o cartão de crédito, os pagamentos invisíveis devem se tornar ainda mais comuns, por meio da tokenização. Essa tecnologia permite que os dados do cartão inseridos na primeira compra fiquem guardados em segurança, facilitando o processo de novas compras, sem a necessidade de um novo preenchimento de informações – a famosa compra em um clique.
Carteiras digitais
Mais de 60% dos brasileiros que utilizam smartphones já possuem carteiras digitais, conforme a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A tendência é de que esse método represente 47% dos pagamentos em e-commerce no mundo, segundo estudo realizado pela Bain & Company.
Super apps
Em 2021, alguns aplicativos que inicialmente não eram destinados a pagamentos passaram a oferecer o serviço. O WhatsApp, por exemplo, criou o WhatsApp Pay, sua própria carteira digital, para disponibilizar transferências financeiras dentro do app, possibilitando que lojistas realizem a cobrança de seus clientes diretamente no canal de mensagens
A PagBrasil é uma fintech brasileira que possibilita a empresas ao redor do mundo oferecerem soluções de pagamentos digitais otimizadas e atualizadas com as necessidades específicas do mercado brasileiro, como o PagBrasil Pix e os exclusivos Boleto Flash®, Débito Flash™ e PagStream® – solução de gerenciamento de assinaturas e pagamentos recorrentes.
Fonte: Jornal Contábil
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por Marketing CCR | fev 11, 2022 | Economia, Gestão de negócio, Vendas
Inflação alta, crédito mais caro e alto desemprego acendem sinal de alerta para o setor
As vendas do varejo brasileiro encerraram 2021 com crescimento de 1,4%, o quinto ano positivo consecutivo. Apesar do bom desempenho no ano, a perda de fôlego do setor no segundo semestre acende um sinal de alerta para 2022, com o reflexo da inflação alta, crédito mais caro e o elevado desemprego.
Dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as vendas do varejo cresceram 0,1% em dezembro, frente a novembro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
O resultado foi melhor do que a mediana das estimativas captadas pelo Projeções Broadcast, que apontavam para queda de 0,5%.
Das oito atividades do varejo acompanhadas pelo IBGE, três tiveram queda em dezembro, incluindo setores relevantes para o comportamento geral das vendas, como Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,7%).
Segundo Cristiano Santos, gerente da PMC, o setor completou em dezembro três meses consecutivos de estabilidade. No período, o aumento da taxa básica de juros afetou o crédito ao consumidor – num ciclo altista de juros que não terminou e deve se prolongar neste ano.
Santos lembra ainda que a Black Friday e o Natal foram fracos em vendas. “Existe também certa reestruturação de vendas. Os consumidores não aguardam mais a Black Friday para fazer algum tipo de consumo, por que determinados setores adiantaram-se e fizeram promoções no primeiro semestre do ano passado”, disse o gerente, durante entrevista coletiva sobre os resultados.
Varejo sofre com cenário macroeconômico
O varejo havia registrado crescimento de 6,7% no primeiro semestre de 2021, frente ao mesmo período do ano anterior. O segundo semestre do ano passado, porém, mostrou queda de 3% nas vendas. O comportamento foi o inverso do registrado no ano anterior, que teve um segundo semestre mais forte.
Com o desempenho ruim na segunda metade do ano, o nível das vendas do varejo está 2,3% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. As vendas também estão 5,7% abaixo do patamar recorde, de novembro de 2020, conforme dados divulgados pelo IBGE.
O economista da Rio Bravo Investimentos, João Leal, disse que o resultado de dezembro melhor do que a mediana das projeções não altera a avaliação de que a atividade deve perder força na virada para 2022. O analista manteve a projeção de crescimento de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre.
O economista reforça que os indicadores já disponíveis, como o de produção de veículos, sinalizam para o enfraquecimento da atividade neste início de 2022. Diante da pressão inflacionária sobre a renda, Leal estima que a tendência seria de moderação ou queda da atividade ao longo deste ano.
“A visão é de que a tendência para 2022 é de estagnação ou retração em toda a economia”, diz o economista, em análise sobre o setor. “O Auxílio Brasil não deve dar um impulso relevante para o varejo, considerando os efeitos da inflação sobre a renda e o mercado de trabalho bastante ruim.”
Fonte: Administradores.com
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por Marketing CCR | fev 10, 2022 | Segurança, Tecnologia
Intelbras oferece ferramentas inteligentes e acessíveis a negócios de qualquer porte
Resistindo aos impactos socioeconômicos da covid-19, o empresariado brasileiro chega a 2022 com o desafio e a esperança de retomar os rumos do crescimento. Em períodos delicados como este, donos de negócios de diferentes portes e segmentos precisam de uma mobilização ainda maior de suas equipes, elaborando e executando um planejamento estratégico mais adequado ao contexto para, por exemplo, reduzir os gastos sem comprometer a qualidade na entrega do produto ou serviço.
A tecnologia, nesse sentido, tem sido uma importante aliada das empresas, provendo tanto recursos que auxiliam no corte de custos não essenciais quanto alternativas mais eficientes para investimentos essenciais. Marketing, Recursos Humanos e o departamento de TI das companhias estão entre os segmentos mais notoriamente transformados pelas novas soluções digitais; mas uma outra área que vem sendo contemplada por ferramentas cada vez mais sortidas e sofisticadas é a segurança patrimonial.
Em um panorama social marcado pelo aumento da violência urbana e deficiências na segurança pública, aportes estratégicos nessa esfera são, de fato, extremamente relevantes para se manter a lucratividade dos negócios, garantindo a preservação da integridade física e material da empresa e seus colaboradores contra riscos de depredação, invasão, furto ou assalto.
Inovação e variedade para vigiar e proteger
Por prevenir, de maneira prática e muito eficaz, prejuízos financeiros decorrentes de perdas e danos ao patrimônio empresarial – incluindo ações de sabotagem, fraude e roubo de dados -, dispositivos avançados de proteção e vigilância integral vêm sendo instalados por um número crescente de companhias. Eles já deixaram de ser exclusividade de grandes organizações e, hoje, também estão acessíveis a pequenos e médios empresários, numa diversidade de ofertas adequadas para cada tipo de orçamento.
Com câmeras Wi-Fi especiais, por exemplo, o proprietário de um estabelecimento comercial consegue acompanhar as atividades no local em tempo real e conversar com seus funcionários através de um aplicativo próprio. Caso tenha uma frota ou apenas um veículo para serviço, pode investir em opções que registram e alertam sobre o comportamento do motorista – quando este, por exemplo, fala ao celular, demonstra sinais de cansaço ou se envolve em acidentes.
Outra solução vantajosa de monitoramento em vídeo para lojas ou escritórios é o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que permite o acesso remoto a imagens da propriedade transmitidas ao vivo via smartphone, tablet ou computador. Para combater intrusos, o dono do empreendimento também pode optar por um sistema de alarmes e sensores sem fio ligados a uma central de vigilância, que envia notificações com fotos em caso de tentativa de invasão.
Em lugares de fluxo mais intenso, a propósito, a entrada e a saída de pessoas são melhor controladas por mecanismos de acesso por senha, tag, impressão digital ou reconhecimento facial, que ainda podem registrar horários de passagem e limitar o ingresso em locais específicos. Já com a instalação de um videoporteiro, o profissional que atende em consultório, salão de beleza ou outro negócio de menor porte pode visualizar, atender e liberar visitas de onde estiver, por meio de app ou tela touchscreen.
Não se pode esquecer dos aparelhos de prevenção e alerta de incêndio, outro tipo de ocorrência de grande risco contra as vidas de funcionários e o patrimônio empresarial. Ideais para propriedades como fábricas e mercados, há opções que reúnem detectores de fumaça, placas de sinalização e luzes de emergência para rotas de fuga, além de uma central que possibilita a identificação do ponto exato do fogo.
Intelbras: tecnologia, inovação e solução completa
Todas essas ferramentas estão entre os destaques do portfólio de produtos da Intelbras, um dos maiores nomes do mercado de segurança eletrônica do Brasil.
Ciente de que a prevenção é fator primordial para a sobrevivência e manutenção das pequenas e médias empresas, a companhia – referência nacional do setor há 45 anos -, fornece soluções inovadoras e eficazes mesmo para investimentos reduzidos, atendendo às necessidades de negócios de todos os tamanhos com rigor e qualidade reconhecidos.
Amplie e aprimore os níveis de preservação de seu local de trabalho, maquinário, acessórios e documentos com recursos práticos, modernos e inteligentes.
Fonte: Administradores.com
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por Marketing CCR | fev 9, 2022 | Jornada a distância, Jornada híbrida
Com a fiscalização remota do empregador, em muitas atividades o trabalho presencial passa a ser híbrido ou deixa de ser necessário.
Em 2011, foi aprovada a Lei nº 12.551, que deu nova redação ao artigo 6º da CLT, condicionando a modalidade de trabalho realizado à distância como aquele executado no domicílio do empregado. A distância ou não, ambas espécies contratuais não se distinguem do trabalho que é realizado no estabelecimento do empregador. Para isso devem estar caracterizados os pressupostos de relação de emprego como trabalho não eventual, pessoalidade, subordinação e onerosidade.
Diferentemente do teletrabalho (CLT, art. 62, III), que não exige o controle de jornada, mas fixa metas de prestação de serviços pelo obreiro, a modalidade de contrato de trabalho a distância pode ser convencionada por meio de recursos tecnológicos de marcação de ponto. O controle de jornada eletrônico está disciplinado pela Portaria do Ministério do Trabalho e Previdência nº 671, de 8 de novembro de 2021.
Embora seja realizada fora do estabelecimento do empregador, não é considerado como serviço externo. O sistema eletrônico deverá estar disponível, não fazendo diferença do local onde o empregado esteja realizando suas tarefas. De um lado o empregado mantém o seu o período do dia à disposição de seu empregador, enquanto de outro lado, este explora o serviço a distância conforme mantém a condução da sua atividade econômica.
A marcação do ponto como controle da jornada a distância evita problemas quanto a realização e o pagamento de horas adicionais de trabalho.
Conclui-se que a marcação de jornada controlada é benéfica para ambas as partes. Para o empregado, pelo fato de controlar eventuais solicitações após o e expediente (CLT, art. 4º). Para o empregador, o controle da eventual necessidade de disponibilização do empregado além do expediente normal (CLT, art. 58, caput).
Fonte: Contábeis
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por Marketing CCR | fev 9, 2022 | Declaração de Imposto de Renda, Imposto de renda, IR
Saiba tudo sobre o IRPF 2022 e evite maiores problemas
Conhecer todas as situações pertinentes ao IRPF deste ano é essencial para evitar maiores adversidades durante a declaração de sua obrigação
Certamente, a declaração do IRPF é um dos momentos que mais geram preocupações aos empreendedores e a todos aqueles que precisam declarar.
Uma série de questionamentos se passa na cabeça dessas pessoas, como, por exemplo: qual a data para declarar, quem precisa fazer a declaração e outros detalhes sobre o IRPF 2022.
Por conta disso, separamos este material com diversas considerações importantes relacionadas ao IRFC 2022 para que você consiga tirar as suas dúvidas sobre o tema e para obter melhor entendimento.
Portanto, esperamos que siga conosco até o final e que faça uma ótima leitura!
Vamos ao que interessa!
O que é preciso saber sobre o IRPF 2022
O Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) nada mais é do que um tributo federal incidente sobre os rendimentos de pessoas físicas.
Dessa maneira, você assegura aptidão e, sobretudo, que está dentro das conformidades exigidas pela Receita Federal.
Como funcionará o IRPF 2022
A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPF, como em todos os anos, passou a ter algumas mudanças.
Com isso, é preciso estar atento às alterações relacionadas a este ano de 2022, justamente para que não haja falhas durante o momento em que estiver elaborando a sua declaração.
Dentre as principais mudanças, estão:
- Maior limite de isenção;
- Valor do imposto.
Sendo assim, confira, nos próximos tópicos, maiores detalhes sobre tais mudanças.
Quem pode realizar a apuração do IRPF 2022
É extremamente importante saber quais as definições sobre a declaração, afinal isso evita maiores problemas junto à Receita Federal.
Quem atua como PF deve-se atentar às seguintes situações para que seja possível realizar a declaração do IRPF 2022. Vamos a elas:
- Rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$28.559,70 em 2021;
- Rendimentos isentos, sendo eles não tributáveis ou tributados, cuja soma foi superior a R$40 mil;
- Teve posse ou propriedade de bens e de direitos cujo valor foi superior a R$300 mil;
- Tornou-se residente no país e se encontrava nessa situação até o último dia de 2021.
Sendo assim, é importante que você busque compreender todas as situações antes de realizar a sua declaração.
O que mudou para o ano de 2022
Algumas das mudanças para este ano de 2022 são essenciais para o momento de declarar o seu IRPF.
Confira abaixo quais são elas:
- Aumento no limite de isenção: indo de R$1.903,98 em 2021 para R$2.500,00 em 2022;
- Limite da declaração simplificada menor que R$16.000,00;
- Redução no valor do imposto;
- Lucros e dividendos serão tributados na fonte.
Portanto, contar com uma equipe especializada para auxiliar neste momento é fundamental, visando a reduzir os erros.
Profissionais contábeis auxiliando com o IRPF 2022
Contar com profissionais contábeis em sua rotina é essencial para diversas questões. Entre elas, está a declaração do IRPF.
Obter o suporte de especialistas faz com que você tenha melhor compreensão sobre tudo que está relacionado à declaração do seu Imposto de Renda, desde valores, prazos e tudo de que é preciso para realizar todos os procedimentos.
Sendo assim, conte com nossa equipe para que se tenha maior tranquilidade e segurança neste momento.
Entre em contato e veja como podemos te ajudar com essas questões!
Fonte: Abrir Empresa Simples
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por Marketing CCR | fev 8, 2022 | Gestão de equipe, Liderança
Com o trabalho remoto, o acúmulo de obrigações dos líderes se tornou constante.
Nunca foi tão difícil ser um líder em uma empresa como neste período de coronavírus. Com o cenário de incertezas, é necessário adequar os modelos de trabalho a realidades como o home office.
A posição de gestor em uma empresa é extremamente complexa. De acordo com o diretor financeiro e de RH da Farmarcas e Febrafar, André Costa, o acúmulo de obrigações se tornou constante.
“A dificuldade se sobressai em relação às empresas pequenas, nas quais os líderes ainda são muito próximos das atividades do dia a dia. Principalmente no trabalho remoto onde, muitas vezes, não se tem ferramentas e nem métricas”, avalia.
Normalmente, nas empresas de pequeno porte, o gestor é responsável pelos atendimentos, administração, negociação, planejamento, financeiro, além de participar dos balanços e checagem do estoque.
Confira alguns pontos que o especialista elencou para não gerar um desgaste para o profissional e equipe.
Tenha consciência da necessidade
Primeiro ponto é ter a certeza de que é preciso delegar as atividades para conseguir administrar o negócio com eficiência.
Planejar as ações e colocar um responsável por projeto e/ou atividade é essencial para o sucesso do negócio.
É preciso que o empresário ou gestor desenvolva o espírito empreendedor e incentive isso nos colaboradores para qualificar a maneira como que administra a empresa.
Equipe correta
Não existe um grande líder sem o apoio de grandes profissionais. Assim, um dos aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa é a capacidade de montar uma equipe eficiente.
Para evitar a sobrecarga de trabalho, é preciso que o líder entenda a importância de delegar tarefas e de organizá-las de acordo com as qualificações de cada um. Assumir muitas responsabilidades é prejudicial para o direcionamento do negócio.
Entenda como se tornar um gestor eficiente
O líder deve conhecer a si mesmo e a seus colaboradores, para que identifique o que deve ser feito por ele ou transferido para outras pessoas.
Essa capacidade de entender as habilidades contribui não apenas para aliviar o trabalho, mas, principalmente, para garantir melhores resultados.
Confie nas pessoas
A confiança na equipe é primordial para que esse processo funcione, já que o líder não pode dar conta de tudo sozinho.
Tarefas simples devem ser facilmente desempenhadas por outras pessoas. É preciso ter em mente que o operacional deve ser delegado a outros colaboradores.
O gestor deve ter o foco no planejamento de outros projetos estratégicos e focar no desempenho dos resultados.
No caso de atividades muito demoradas, uma boa ideia é transferir a parte mais mecânica, de modo que o gestor realize apenas a aprovação. Assim, é possível dar a atenção necessária às tarefas mais decisivas para a empresa.
Capacite seus funcionários
Outro tipo de atitude que contribui para delegar as atividades é dividir a carga de trabalho. Com isso, o gestor consegue dedicar parte do seu tempo para ensinar os colaboradores a realizar algumas tarefas.
Isso demonstra que o gestor tem interesse genuíno pelo desenvolvimento da equipe e pode ajudar na identificação das pessoas com postura pró-ativas e comprometidas.
Acompanhe as atividades
Delegar as atividades não significa abandonar as entregas. Para garantir a qualidade do serviço desempenhado, o líder precisa estar atento ao que os funcionários estão fazendo e acompanhar frequentemente as atividades.
Muitas vezes o gestor comete o erro de delegar as tarefas e se esquece de auxiliar a equipe para fazer os ajustes necessários.
Melhore a sua comunicação
Para delegar atribuições e atividades é verificar se a pessoa que recebeu a ordem a entendeu corretamente. Principalmente quando o assunto inclui a entrega de trabalhos dentro de prazos determinados.
Muitas vezes a mensagem emitida pelo líder não ficou totalmente clara. Então fica mais difícil cobrar uma entrega se se não tem ideia do que o colaborador realmente compreendeu.
“Enfim, como pode ser visto, evitar a centralização das atividades é essencial para o desenvolvimento de qualquer organização. Quando o gestor trabalha verdadeiramente, lado a lado com seus subordinados, consegue melhorar a qualidade dos resultados da empresa, facilitando no combate de crises”, finaliza.
Fonte: Contábeis
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por Marketing CCR | fev 7, 2022 | Empreendedorismo, Gestão de negócio
Para muitas pessoas, Star Wars não é apenas uma franquia de filmes, mas praticamente um modo de vida. Pensando nisso, vamos identificar a seguir lições importantes que podemos aprender com os filmes e que podem ser aplicadas ao nosso dia-a-dia
Lançado nos Estados Unidos em 1977 por George Lucas, o primeiro filme de Star Wars conquistou uma legião de fãs no mundo todo ao unir elementos de antigas histórias de samurai e de velho-oeste com a modernidade da ficção científica tão popular na época da corrida espacial. De lá pra cá, décadas após a obra original, Star Wars é uma das franquias de filmes mais lucrativas do mundo, tendo faturado mais de 10 bilhões de dólares só em bilheteria.
Hoje, existe uma variedade de produtos de Star Wars a serem consumidos pelo público (filmes, spin-offs, séries de tv, animações, curtas, dentre outros). No entanto, é a trilogia clássica que possui um lugar especial no coração saudosista da maioria dos fãs. Muitos dos empresários de hoje foram moldados pelos ensinamentos de Obi Wan Kenobi, Luke Skywalker e companhia, crescendo e aprendendo os “caminhos da força” que ajudariam a formar suas personalidades.
Para muitas pessoas, Star Wars não é apenas uma franquia de filmes, mas praticamente um modo de vida. Pensando nisso, vamos identificar a seguir lições importantes que podemos aprender com os filmes da trilogia clássica e que podem ser aplicadas ao nosso dia-a-dia como empreendedores.
Uma Nova Esperança – “Saia da sua zona de conforto”
Luke Skywalker vivia uma vida pacata e muito confortável trabalhando na fazenda do seu tio Owen, no planeta de Tatooine. Mesmo após os seus tios terem sido assassinados pelos Stormtroopers, o jovem poderia muito bem continuar no negócio da família e não se envolver com todo o conflito entre a Aliança Rebelde e o Império Galático.
Entretanto, saindo de sua zona de conforto, Luke arrisca e aceita o convite de Obi Wan e o segue em uma aventura para resgatar a princesa Leia e treinar para se tornar um cavaleiro Jedi. Sem esse pequeno (porém importante) passo, a história teria sido totalmente diferente e a opressão do Império continuaria reinando sobre toda a galáxia.
A jornada de Luke é semelhante à de muitos empreendedores. Quando você inicia um negócio novo, muitas vezes é preciso sair da sua zona de conforto e se aventurar no desconhecido. Tentar coisas novas, olhar para os problemas sob uma perspectiva diferente pode fazer enxergar oportunidades que estavam ocultas.
Em tempos de pandemia, por exemplo, muitos empresários se reinventaram para se adequar a essa nova realidade. Restaurantes passaram a investir em sistemas de Delivery, instituições de ensino trabalharam com ferramentas de Educação a Distância e comércios em geral começaram a olhar de forma mais assertiva para o e-commerce. Quem não se adequou e ficou apenas no “território conhecido” acabou fechando as portas.
O Império Contra-Ataca – “Faça ou não faça, tentativa não há”
Escolhi essa frase emblemática do Mestre Yoda para representar o principal ensinamento empresarial desse que é, na opinião de muitos fãs e críticos de cinema, o melhor de todos os filmes da saga.
Ao perceber que Luke não estava confiando plenamente no seu treinamento Jedi, Yoda o ensina que, se for para fazer algo, se deve fazer com total dedicação, dando tudo de si para alcançar o sucesso. Tentar algo já achando, desde o começo, que vai fracassar pode acabar levando de fato ao fracasso. Citando mais uma vez o nosso mestre favorito, “faça ou não faça, tentativa não há”.
É claro que essa frase não pode ser interpretada literalmente, afinal de contas, para fazer algo nós precisamos antes tentar (às vezes mais de uma vez), imprevistos acontecem e devemos estar preparados para eles. No entanto, cada tentativa deve ser feita com positividade e objetivando o sucesso.
Essa determinação faz muita diferença no mundo dos negócios. Como consultor, já presenciei vários empresários que tinham uma ideia boa, com estratégias bem definidas, mas que acabavam desistindo no meio, ao encontrar a primeira adversidade. Portanto, não tente empreender, empreenda de verdade!
O Retorno de Jedi – “Confie nos seus instintos”
No último filme da trilogia clássica, encerra-se a jornada do herói e os membros da Aliança Rebelde conseguem finalmente derrotar o Imperador e destruir o maléfico Império Galáctico. No entanto, a equipe do bem tem uma ajuda inusitada ao final do filme. Darth Vader, que, até então, tinha sido o principal vilão da saga, volta para o lado bom da Força e ajuda o seu filho Luke na batalha final.
É um momento muito bonito de redenção do personagem, o qual deixou todos os fãs de Star Wars emocionados. Além de ser uma das cenas mais marcantes do cinema, essa reviravolta nos trás outra lição importante: confiar nos seus instintos.
Durante todo o filme, Luke afirma que iria conseguir trazer o seu pai, Anakin Skywalker, agora conhecido como Darth Vader, de volta para o lado da luz. Mesmo com muitas pessoas convencidas de que o braço direito do Imperador não tinha mais volta e seria para sempre um vilão, Luke confiou nos seus instintos e despertou novamente a bondade em Vader.
No mundo dos negócios, embora seja sempre bom ouvir os conselhos de outras pessoas para formar a sua própria opinião e montar a sua estratégia, no final das contas, é muito importante confiar nos seus instintos.
Não são poucos os casos de empreendedores que contam em suas biografias como foram desencorajados e desacreditados pelas pessoas ao seu redor. Na nossa vida, existem muitos amigos e colegas que atrapalham muito mais do que ajudam. O ser humano tende a ser acomodado por natureza e ver alguém tentar algo novo assusta.
Portanto, ainda que seja sempre necessário estudar e planejar muito, confie nos seus instintos! Ninguém conhece a sua empresa e o seu negócio melhor do que você mesmo.
Um número incontável de empreendedores cresceu assistindo Star Wars e se imaginando naquela galáxia muito, muito distante. Ainda que de maneira inconsciente, esses gestores de hoje tiveram as suas mentes moldadas pelos personagens criados por George Lucas.
Hoje, Star Wars é uma propriedade intelectual da Disney e, aparentemente, ainda teremos muitas histórias nessa saga (afinal de contas, a empresa do Mickey precisa recuperar o investimento de 4 bilhões de dólares). Vamos torcer para que os fãs de hoje, nossos futuros empresários, também absorvam lições valiosas como essa. Que a Força esteja com todos nós!
Fonte: Contábeis
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por Marketing CCR | fev 4, 2022 | DIRF, Imposto de renda, IR
Obrigação deve ser enviada até 28 fevereiro por empresas e pessoas físicas que fizeram pagamento com imposto retido na fonte.
O mês de fevereiro é marcado pela entrega de uma obrigação acessória muito importante: a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF-2022), que deve ser feita até às 23h59 do dia 28 de fevereiro, por meio do Programa Gerador da DIRF (PGD) da Receita Federal. A DIRF é obrigatória para as pessoas físicas e jurídicas, inclusive as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs) enquadrados no Simples Nacional, que pagaram ou creditaram rendimentos com retenção do imposto de renda, ainda que em um único mês do ano-calendário 2021.
Porém, é importante ficar alerta porque há outras regras que exigem a entrega da DIRF-2022, como por exemplo, os condomínios edilícios e as pessoas físicas e jurídicas domiciliadas no País que efetuaram pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior, ainda que não tenha havido a retenção do imposto.
Para ajudar as empresas, a IOB, marca de soluções e conhecimento que potencializa empresas e escritórios de contabilidade, listou os três principais pontos de atenção para DIRF de 202.
Ajuda Compensatória
A ajuda compensatória mensal paga em consequência da redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou da suspensão temporária de contrato de trabalho, previstos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), tem natureza indenizatória e não integra a base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF).
O valor da ajuda compensatória não engloba o salário devido pelo empregador e deve ser informado separadamente no campo “Outros (especificar)” da subficha “Rendimentos Isentos” do beneficiário, com especificação da rubrica no campo de descrição. Caso ele tenha recebido mais de uma rubrica referente a rendimentos isentos, também deve apontá-las no campo “Outros (especificar)”, detalhando cada uma na ficha “Informações Complementares – comprovante de rendimentos”
Reembolso de plano de saúde
Em caso de reembolso de despesa médica pago pelo plano privado de saúde empresarial ao beneficiário (funcionário), a empresa deve informar os valores anuais totais nos campos correspondentes a despesas realizadas no ano-calendário ou despesas de ano-calendário anterior. Entretanto, esta prestação de conta do valor reembolsado não é obrigatória, devendo ser efetuada somente se a empresa tiver a informação, ou seja, tenha sido transitado por ela mesma, a fonte pagadora do beneficiário. Lembramos que a falta desta informação pode colocar a Declaração de Ajuste Anual do funcionário com pendência de processamento.
Sociedade em conta de participação
Na DIRF, não existe um limite de lucros a ser informado referente aos registros de Sociedade em Conta de Participação (SCP). Portanto, é necessário apontar na declaração todos os beneficiários de rendimentos provenientes de dividendos e lucros distribuídos pela SCP.
“A DIRF de 2022 trouxe poucas mudanças, mas, mesmo assim, elas são complexas e pode trazer reflexos na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, a dica é não deixar para a última hora e ter atenção no preenchimento, já que qualquer irregularidade está sujeita à multa”, afirma Valdir Amorim, Coordenador Tributário da IOB.
Fonte: Contábeis
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por Marketing CCR | fev 3, 2022 | Imposto de renda, IR 2022
3 Dicas de como declarar o IR 2022
Declarar um Imposto de Renda faz parte das obrigações anuais de muitos cidadãos. Veja dicas de como declarar o IR 2022.
Por causa da complexidade do sistema de tributos, diversos empreendedores evitam totalmente a declaração e a deixam por conta de um profissional especializado na área de contabilidade.
Compreendendo um pouco mais sobre o assunto, é capaz, através de dicas considerar melhor a declaração do IR 2022 e o abalo que elas podem ter sobre sua empresa. Acompanhe nosso texto!
1. Saiba o porte da sua empresa – isso facilita saber quais declarações você estará obrigado a transmitir
O Imposto de Renda é um tributo que precisa ser pago pela maioria das pessoas jurídicas.
Sua apuração varia de acordo com o enquadramento tributário do qual ela é optante, bem como as declarações que deverão ser enviadas contendo informações sobre o respectivo.
Nesse contexto, saber qual o seu regime tributário facilita com que você entenda quais declarações deverão ser entregues as quais demandam dados sobre o IR 2022, e contribui para que você adeque seus processos para facilitar a obtenção de informações relacionadas a ele.
2. Conheça as diferentes declarações e adeque suas rotinas a facilitar a obtenção de informações
Dentre as declarações que são usadas para transmitir o Imposto de Renda de pessoas jurídicas temos:
PGDAS-D
Essa é a sigla para Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório.
Trata-se de um programa que deve ser preenchido mensalmente com os dados do seu faturamento o qual é usado para calcular os tributos que sua empresa deverá recolher mas que também tem caráter de declaração.
Mesmo que sua empresa não possua faturamento no período, deverá preenchê-lo e transmitir, caso contrário você poderá ser penalizado com o pagamento de multas.
DCTF
Também conhecida como Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, é um demonstrativo que a empresa deverá enviar mensalmente para a Receita Federal, contendo dados relacionados ao débito e pagamento de diferentes tributos, incluindo o IRPJ.
É destinada para empresas que recolhem seus impostos por meio do Lucro Real e Lucro Presumido.
ECF
A Escrituração Contábil Fiscal faz parte do projeto Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e veio como propósito substituir a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ).
Trata-se de uma declaração que existe o envio de informações detalhadas sobre as movimentações da empresa, principalmente aquelas diretamente relacionadas ao cálculo do tributo.
Nesse contexto, dentre outras, é direcionada a empreendimentos que recolhem seus tributos por meio do Lucro Real e Presumido.
Trouxemos o exemplo de 3, mas existem outras que também pedem o envio de dados referente ao seu IR 2022, como a DIRF.
Entender sobre elas ajuda a estruturar seus processos de forma a facilitar a obtenção dessas informações necessárias ao correto preenchimento.
3. Conte com suporte especializado
Ter o apoio de especialistas no seu segmento permite mais simplicidade no cumprimento de suas obrigações junto ao Estado.
Isso porque o profissional saberá, com mais facilidade, quais são, de fato, as obrigações que sua empresa deverá atender e tem o preparo para ajudar você nessa tarefa.
Como vimos em nosso texto, a declaração de IR 2022 para pessoas jurídicas varia bastante, saber qual deverá ser enviada pela sua empresa demanda conhecer também o regime tributário utilizado para apurar seus tributos.
Além disso, entender como as diferentes declarações funcionam permite que você possa ajustar sua rotina a tornar mais fácil obter informações que serão utilizadas para preencher esses demonstrativos.
Nesse contexto, contar com apoio especializado contribui para tornar todo esse cenário mais fácil, já que o profissional saberá o que, de fato, é necessário para transmitir suas declarações de IR 2022 da maneira adequada.
E nós temos a expertise necessária para ajudar você nessa tarefa.
Sendo assim, entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e tenha detalhes sobre os benefícios do nosso suporte.
Fonte: Abrir Empresa Simples
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