O plano de negócios é uma das coisas mais importantes para o sucesso de um empreendimento.
O ideal é que seja escrito antes mesmo de começar o negócio, sendo passível de ajustes conforme contextos internos ou externos. Mas você sabe como fazer um plano de negócios?
Neste artigo, vamos apresentar a você um passo a passo básico. Vamos primeiro ver exatamente o que é um plano de negócios, esse documento essencial a uma empresa?

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios, como diz o nome, é um plano. E planejar significa antever situações e propiciar estratégias para melhorar o funcionamento e o faturamento da empresa.
O plano de negócios permite que você tenha uma ideia boa sobre seu mercado, projetando tomadas de decisão e procurando os investidores certos. Ele contém todos os detalhes mais importantes sobre sua empresa, com especificações e objetivos claros – e como atingi-los. Não são ideias apenas, mas dados reais para colocar em prática.
Existem vários modelos de plano de negócios. Vamos mostrar a você um método prático, que o ajudará a compreender a função e a importância desse planejamento.
Vamos ao passo a passo?
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1. Dados gerais

Nesta primeira parte do plano de negócios você vai registrar algumas informações, começando pelo sumário executivo em que escreverá o resumo das partes mais significativas do documento.
Esta parte inicial deve ser realizada após todas as outras do plano de negócios, embora esteja listada em primeiro lugar.
Não deixe de incluir:

  • o que vai vender ou oferecer;
  • público-alvo;
  • local da empresa: física, online ou ambas as modalidades?
  • investimento;
  • faturamento mensal desejado;
  • retorno sobre investimento;
  • informações sobre os empreendedores e suas responsabilidades;
  • dados legais como CNPJ, Inscrição Estadual (IE) e municipal, etc;
  • missão: baseada nas necessidades do consumidor; 
  • formato jurídico: MEI (Microempreendedor Individual), EI (Empresário Individual), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Individual), Sociedade Limitada… onde sua empresa se encaixa, de acordo com seus objetivos e com as permissões da Lei para cada caso?
  • enquadramento tributário: Lucro Real, Lucro Presumido ou o mais fácil e com menos custos, o Simples Nacional: depende do faturamento anual da empresa e da Receita Federal;
  • capital social: ativos da empresa, como equipamentos e outros bens, além de dinheiro;
  • fontes de recursos: cuidado para não se endividar muito!

2. Análise do mercado

Nesta segunda parte do plano de negócios, você vai avaliar seu nicho de mercado e como afeta seu negócio: pesquisa, avaliação e ser realista para delimitar “onde você está pisando”. 
Inclua os seguintes itens:

  • análise do perfil do público-alvo;
  • estudo dos concorrentes;
  • análise dos fornecedores: verifique preços, prazos de entrega, qualidade, garantias etc.

3. Estratégias de venda e marketing

O maior objetivo de toda empresa é vender e lucrar, não é mesmo? 
Então, esta parte de comercialização e marketing é muito importante. Faça uma estratégia de preços, vendas e marketing, informando:

  • descrição de seus serviços ou produtos;
  • valores dos serviços ou produtos;
  • maneiras de comercialização: como o que você vai vender chegará ao consumidor, através de que canais de venda e distribuição;
  • localização: se a loja for física, um bom ponto urbano; caso seja online, ainda assim deve apresentar endereço e telefone, e o marketing digital se torna mais vital;
  • plano financeiro: procedimentos operacionais e financeiros, como quantidade de funcionários, logística, custos fixos e variáveis, metas de faturamento, retorno do investimento e ponto de equilíbrio do negócio, por exemplo.

Este é apenas um exemplo de plano de negócios, mas, como dissemos, você pode encontrar facilmente planejamentos prontos e eficientes. Um dos mais famosos planos de negócios é o Canvas, e o SEBRAE tem um site especialmente dedicado a ajudar você a fazer um modelo eficiente.
E aí, o que achou do nosso passo a passo básico para criar um plano de negócios para sua empresa?
Não deixe de pesquisar o máximo de dados que puder, sobre o mercado, fontes de recursos, diminuição de custos, contabilidade, empreendedorismo, gestão empresarial e tecnologia.
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