Toda empresa está enquadrada em um regime de tributação, conforme seu porte e atividade: Lucro Real, Lucro Presumido ou o Simples Nacional.
Seja qual for o seu caso, para tratar dos tributos e impostos é preciso entender de contabilidade tributária.
Você sabia que existem estratégias que ajudam uma empresa a cortar custos com tributos, de acordo com a Lei? Você pode contratar um contador para ajudá-lo nessa questão, mas caso queira estudar sobre o assunto por conta própria, este artigo está aqui para te ajudar!
Confira!
Confira Nossos Serviços 1 - Contabilidade em Porto Alegre - RS | CCR Contabilidade

O que é contabilidade tributária?

A contabilidade tributária faz parte da contabilidade empresarial e trata, como o nome sugere, do estudo de assuntos relacionados aos tributos. 
É a responsável pela análise tributária, para processar e aplicar informações tributárias de empresas, obtendo, assim, dados nos quais os gestores vão basear suas tomadas de decisões, em especial as relacionadas às finanças. 
Resumidamente, a contabilidade tributária tem a ver com as obrigações fiscais e tributárias de um negócio, e segue a legislação tributária de sua atividade e seu país.

Elisão fiscal: como pagar menos impostos

Elisão fiscal é uma prática da contabilidade tributária para colocar uma empresa nas modalidades que permitem diminuir o pagamento de impostos. Planejamento tributário e fiscal são ferramentas da elisão fiscal.
Veja, a seguir, algumas dicas de como diminuir os impostos da sua empresa:

Atente para o regime da empresa

Escolher o regime Simples Nacional pode ser mais vantajoso que o Lucro Presumido e o Lucro Real, por conta do pagamento de tributo unificado, mas nem toda empresa vai economizar e se beneficiar com esse tipo de regime.
Certas empresas que não fazem parte do Simples Nacional obtêm benefícios fiscais em alguns segmentos. Verifique o que é melhor para sua empresa diminuir os impostos.

Cuidado com dividendos e pró-labore

Pró-labore alto pode ser um problema para o empresário, visto que sobre ele recaem Imposto de Renda (IR) e previdência, os quais não são incidentes sobre os dividendos. Quer dizer, antecipar dividendos é uma alternativa para diminuir os tributos da empresa.
Portanto, procure equilibrar dividendos e pró-labore.
Note que, para recolher dividendos, uma empresa deve ter lucro, ou não terá receita para pagar dividendos de acordo com o esperado.

Não sonegue impostos

Sonegar impostos é um risco enorme em termos de contabilidade tributária. Essa dica parece meio óbvia, mas muitos empresários se acham espertos e acabam pegos, vindo a pagar juros e multas altíssimas que podem levar o negócio à falência.
Consulte o art. 1° da Lei 4.729/65 para conferir os crimes de sonegação fiscal.

Pague os impostos em dia

Quem paga em dia evita multas e incomodações. Tenha um controle financeiro rígido, não atrase pagamentos: um dia já é o suficiente para perder dinheiro. 
Caso não possa pagar em dia, faça parcelamento das dívidas.

Use a tecnologia e contrate bons profissionais

Agora estamos falando de planejamento. E ainda, mais uma vez, de controle rígido sobre os procedimentos da contabilidade tributária. Procure ferramentas tecnológicas para tornar tudo mais fácil, seguro e econômico, como softwares que automatizam tarefas e geram relatórios.
Além disso, contrate bons profissionais de contabilidade, alinhados com a tecnologia e atualizados em termos da legislação tributária.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre contabilidade tributária e como pagar o mínimo possível? Se gostou, comente aqui!
Entre em contato conosco e lhe ajudaremos a manter o controle sobre seus tributos por meio de profissionais de qualidade!