Redigir e fazer a gestão de contratos não é uma tarefa simples. Apesar da venda ou parceria já estar fechada, é por meio deste documento que todas as informações são detalhadas, incluindo o que cada parte poderá ou não fazer enquanto ele estiver vigente.
Neste artigo, você irá conferir 5 dicas muito importantes durante a gestão de contratos: desde a escrita do documento até o seu devido armazenamento. Para conferir todas, continue a leitura!
1. Tenha atenção dobrada aos detalhes
Imagine que depois de ter um contrato redigido e assinado, você perceba que faltou uma cláusula muito importante, o que poderá ocasionar prejuízos para a sua empresa. Para evitar esse e outros tipos de transtornos, sempre releia o contrato várias vezes para se certificar de que não esqueceu nenhum detalhe.
Uma dica é anotar os principais tópicos para que o acordo seja benéfico para ambos os lados. Assim, você não esquecerá de adicioná-los a versão final da papelada.
2. Opte pelos contratos eletrônicos
Para facilitar a escrita do contrato, evitar erros e ter um controle de todas as emissões, você pode investir em redigir contratos virtuais. A assinatura também é feita digitalmente, e esse é considerado o método mais seguro.
Além disso, essa é uma forma mais barata de gerir contratos, já que não é necessário gastar com impressões e folhas. Essa também é uma boa maneira de contribuir com o meio ambiente, diminuindo o uso de papel.
3. Não esqueça dos prazos
Existem certas situações que exigem um prazo máximo para serem cumpridas, além da possibilidade de exigência do próprio assinante para que o documento seja entregue rapidamente. Portanto, entregue um contrato bem revisado, mas seja ágil e cumpra os prazos.
Uma ótima maneira de evitar problemas com atrasos é organizar, por data de entrega, todos os contratos que precisam ser feitos. Por mais que o acordo já tenha sido fechado, nada impede que a outra parte possa voltar atrás.
4. Se organize em sua gestão de contratos
Procure deixar as cópias dos contratos da sua empresa bem organizadas, independente se estiverem na versão impressa ou online. Isso facilitará a busca desses documentos futuramente, por você e por pessoas de outros setores que necessitem validar alguma informação.
5. Preste atenção na ortografia
Um ponto muito importante ao criar um contrato, é prestar atenção na ortografia. Entregar um documento mal redigido e com muitos erros dará a impressão de que a sua empresa não é profissional ou não teve cuidado ao criar o contrato.
Procure a ajuda de um redator ou revisor para encontrar possíveis erros no documento.
Além disso, tome cuidado ao baixar modelos prontos de contratos encontrados na internet. Ao pegar qualquer modelo de contrato, além da possibilidade de apresentar erros, eles podem não atender às necessidades da sua empresa, fazendo com que um dos lados possa ter algum tipo de prejuízo.
Agora que você entendeu todas as dicas de como fazer uma boa gestão de contratos dentro da sua empresa, comece a colocá-las em prática! Além disso, sempre avalie contratos já assinados, pois alterações podem surgir a qualquer momento.
Gostou do texto? Então confira, agora, outras dicas e conteúdos aqui no nosso blog!