Ah, a infância é um dos momentos cruciais para o nosso desenvolvimento, sendo a educação financeira para crianças primordial para ensinar o seu filho a poupar desde pequeno.
Já que o mês de outubro é totalmente deles, reunimos uma série de dicas exclusivas para você ensinar educação financeira para crianças, de maneira fácil, didática e através de mudanças simples, que fazem toda diferença na vida da criança e do seu filho.
DICA 1 – DÊ UM COFRINHO
ENSINE QUE É IMPORTANTE POUPAR DINHEIRO E DECIDAM UMA DATA PARA ABRIR O COFRINHO E DAR UM BOM USO PARA O DINHEIRO ACUMULADO.
Apesar de antigo, o cofrinho é a forma perfeita de poupar dinheiro e ensinar educação financeira para crianças. De maneira fácil e prática, você não gasta mais o troco e joga o troco das compras e as moedinhas lá dentro.
Mas se você consome tudo digital, o aplicativo do banco NEXT do Bradesco pode servir para você juntar as moedinhas digitais da sua conta ou o troco que sobrou, através de funções que coletam suas moedas e recursos, assim como a função “Objetivos”.
Essas funções dão uma ajudinha na hora de poupar. Inclusive, o Banco Next também oferece uma conta exclusiva, chamada Next Joy que é destinada para educação financeira para crianças .
DICA 2 – DÊ UMA MESADA E ENSINE SOBRE A GESTÃO DO DINHEIRO
O IMPORTANTE É A CRIANÇA ENTENDER QUE O DINHEIRO DEVE DURAR, PELO MENOS, ATÉ DETERMINADA DATA, QUE É QUANDO ELA RECEBERÁ OUTRA QUANTIA NOVAMENTE.
A chave aqui é que não basta dar a mesada, mas sim mostrar para ela que ela deve usar o recurso da melhor maneira possível, dentro do período qual ela vai ter esse dinheiro disponível até receber a próxima mesada. Portanto, o X da questão é realmente ensinar educação financeira para crianças!
DICA 3 – EVITE DESPERDÍCIO
ENSINE A CRIANÇA A DIZER “NÃO” AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA, ÁGUA E COMIDA. A CRIANÇA DEVE APRENDER A CUIDAR E A ZELAR DE TUDO O QUE TEM, SEJA DINHEIRO OU NÃO.
Aprender a cuidar é uma das principais dicas para ensinar educação financeira para crianças e fazer com que ela tenha cautela sob suas atitudes. Essas dicas são comprovadamente certificadas. Ao eliminar o desperdício, a criança, automaticamente, vai aprender a poupar e economizar recursos, além de energia e você vai cumprir seu papel na hora de ensinar educação financeira para crianças.
DICA 4 – ESTABELEÇA METAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO
PRIMEIRO, PERGUNTE O QUE ELA GOSTARIA DE FAZER COM O DINHEIRO. DEPOIS, ENSINE QUE É PRECISO ANOTAR O MONTANTE QUE SERÁ NECESSÁRIO E A CALCULAR EM QUANTO TEMPO ELE SERÁ JUNTADO.
Você pode pedir para a criança escolher um brinquedo. Juntos, vocês podem ver o preço do brinquedo e juntar o dinheiro como uma meta. Neste processo, você pode ensinar a criança a contar quanto falta para ela poder comprar o que ela precisa, estabelecendo o valor como meta.
DICA 5 – ANOTE OS GASTOS
ENSINE A CRIANÇA A REGISTRAR TODOS OS GASTOS QUE ELA TIVER, PRINCIPALMENTE OS QUE NÃO ESTAVAM PREVISTOS, JÁ QUE SÃO ESSES GASTOS QUE MAIS COMPROMETEM O PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
Ensine contabilidade a criança com simples tarefas. Quando ela passa a anotar cada centavo que ela gasta, ela vai absorver a essência de economizar e vai visualizar tudo no papel, controlando todos os gastos.,
DICA 6 – PAGUE POR ALGUMAS TAREFAS
ASSIM VOCÊ ENSINARÁ QUE TRABALHAR DÁ RESULTADOS. SÓ TENHA CUIDADO PARA NÃO CONDICIONAR TODAS AS TAREFAS E OBRIGAÇÕES A ALGUM GANHO FINANCEIRO.
Desta forma, a criança vai compreender a lei do mérito e você vai ensinar que para ganhar algo ela precisa merecer. Isto é, tudo que ela fizer, será recompensada pela ação, o que consiste uma relação de trabalho.
DICA 7 – INCENTIVE O EMPREENDEDORISMO
ALGUMAS CRIANÇAS ADORAM VENDER OBJETOS, BRINQUEDOS, REVISTINHAS E TUDO O QUE PUDEREM PARA OS AMIGOS E COLEGAS DE CLASSE! SE O SEU FILHO TIVER ESSE ESPÍRITO EMPREENDEDOR, ESTIMULE-O!
Quando ela sentir o desejo de vender algo com amigos ou tiver alguma ideia, incentive a criança a fazer, pois ela se recordará quando crescer e sentirá o estímulo enraizado em sua essência. Essa é uma das chaves para educação financeira para crianças!
DICA 8 – ENSINE A DOAR
A DOAÇÃO, NESTE CASO, FUNCIONA COMO UM APRENDIZADO PARA NÃO ACUMULAR OBJETOS, ROUPAS E BRINQUEDOS, QUE PODEM TER UM USO MELHOR DO QUE FICAR NO FUNDO DO ÁRMARIO. ESSE HÁBITO EVITA QUE A CRIANÇA SE TORNE UM ADULTO EGOÍSTA E CONSUMISTA, QUE JUNTA SEM NECESSIDADE E NÃO SABE DIVIDIR.
Para fazer com que ela aprenda a compartilhar e ensinar educação financeira para crianças, pegue todas as coisas e ajude a criança a separar o que ela já não usa mais. Além disso, ensine a ela a dar valor pelas suas coisas e mostre que existem pessoas que não tem o que ela possui.