Entenda como conquistar a gestão do tempo e produtividade em sua empresa de construção civil e não perca o prazo dos seus projetos!
Dentro da construção civil, a gestão do tempo e produtividade é uma ferramenta de grande ajuda aos gestores que desejam manter os seus projetos dentro do prazo e orçamento.
Por terem ciência disso, muitas empresas investem muito em planejamento efetivo, que garanta que todas ações sejam cumpridas dentro do prazo, e sem gerar maiores custos do que os previstos, prevendo até possíveis adversidades durante a execução da obra.
Porém, para que você alcance esse nível de previsão e prevenção, possibilitando um cenário favorável ao crescimento da sua empresa e uma prestação de serviços que seja excelente aos seus clientes, é preciso entender como é realizado o processo de planejamento das sua obras, garantindo uma gestão do tempo e produtividade eficiente!
Defina EAP
O EAP, – Estrutura Analítica de Projetos, – como o nome já sugere, é o desenho da estrutura de todo o projeto, definido por grupos de entregas e sua respectivas atividades necessárias para a execução da obra.
Sua função, a primeiro momento, é definir as relações de atividades a serem executadas e responsáveis.
Defina o Cronograma de execução
Com o EAP definido, o próximo passo para conquistar a gestão de tempo e produtividade em sua empresa de construção civil é definir datas, prazos e responsáveis para a execução de cada ação.
Nessa ação você pode utilizar sistemas como o MS Project ou similares para criar um gráfico gantt com toda a relação de atividades, proporcionando um monitoramento mais dinâmico e preciso.
Defina os Custos do Projeto e a Curva “S”
Com a papelada toda pronta é preciso pegar a calculadora na mão – ou um sistema integrado (ERP) – e determinar todo o custo a ser gasto com o projeto.
Com os custos e datas definidas é possível visualizar a curva S do projeto e projetar cenários futuros favoráveis e desfavoráveis às finanças, evitando que o orçamento seja insuficiente, ou então que qualidade do projeto seja inferior a prevista.
O nome “Curva S” é dado, pois ao realizar essa relação, no gráfico do projeto, a linha de valor previsto se assemelha a um S.
Acompanhe o projeto
Por fim, acompanhe o status de cada ação do projeto, garantindo que tudo o que foi planejado está seguindo o processo definido.
Mas tendo em mente que ações contrárias ao seu sucesso podem acontecer a qualquer momento e provavelmente seja preciso modelar algumas informações para que todo o projeto se mantenham em lucratividade e desempenho.
Então, para que você possa planejar uma obra de sucesso, sem gastar demais ou ter um qualidade inferior que os seus concorrentes, conte com o auxílio da CCR e tenha uma gestão contábil e fiscal efetiva, te dando maior tranquilidade para a gestão dos seus projetos.
Entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo e tenha uma gestão do tempo e produtividade realmente eficaz!