Uma boa gestão de equipes na construção civil pode otimizar muito o seu trabalho!
Com a gestão de equipes na construção civil, difícil mesmo é deixar de economizar! Você sabia que as melhores empresas do ramo já dominaram a gestão dos seus colaboradores?
Pois bem, é hora do seu negócio também gerar excelência na gestão de equipes e se destacar da concorrência, não somente pela qualidade dos serviços prestados, mas também como um excelente lugar para se trabalhar!
Quer saber mais sobre isso e ter uma gestão de dar inveja nos seus concorrentes? Sem problemas! O artigo de hoje trata justamente disso, e te ajudará a entender melhor como funciona a mente dos seus colaboradores, a mapear processos e aumentar a produtividade, eficiência e qualidade do trabalho como um todo!
Entendendo a mente dos seus colaboradores
Entender a mente dos seus colaboradores é fundamental para garantir resultados verdadeiramente grandiosos para os seus projetos. Quando você não sabe o que motiva as pessoas a trabalharem todos os dias, o que as desmotiva, o que as torna mais felizes etc; Fica muito mais difícil satisfazê-las e garantir as condições ideais para o seu trabalho.
Um ponto muito importante, que está ligado ao cerne da questão produtividade, é entender o que são os fatores motivacionais e desmotivacionais, que fazem com que um colaborador se sinta mais engajado ou não.
Compreenda os perfis da liderança
Para isso, você precisa entender bem o perfil de cada um dos seus funcionários. Se a sua empresa for grande e tiver muitas pessoas, isso pode ser um desafio, mas pelo menos os coordenadores das equipes e setores devem ter seus perfis devidamente traçados. Assim, eles podem coordenar suas equipes e departamentos da forma correta, como verdadeiros líderes.
O problema surge quando há algo impactando a produtividade e você não sabe o que fazer para encontrar o inimigo invisível. Está tudo bem, todo gestor de empresas já passou por problemas, e no setor que você trabalha, a gestão de equipes na construção civil pode ser ainda mais complexa!
Por isso:
- Entenda o que motiva os seus colaboradores a trabalharem todos os dias;
- Descubra quais são os seus sonhos, metas e objetivos;
- O que eles mais gostam no ambiente de trabalho;
- O que mais detestam no ambiente de trabalho;
- O que poderia melhorar;
- O que fariam se estivessem no seu lugar por um dia;
- Quais são os maiores obstáculos para que o seu trabalho seja concluído de forma mais eficaz.
A partir daí, você consegue levantar quais são os fatores desmotivacionais. Quando várias pessoas apontarem os mesmos problemas, BINGO! Você terá encontrado o grande desafio, e poderá começar a traçar planos de ação para resolvê-lo.
Mapeie processos e aumente a eficiência!
O mapeamento de processos é parte da gestão de equipes na construção civil, e te ajudará a poupar recursos financeiros e materiais para a execução das obras.
É comum que funcionários, principalmente de corporações maiores, não compreendam exatamente a importância da sua função ou o impacto dela dentro do sistema de trabalho, o que os torna potencialmente menos atentos, mais passíveis de cometer deslizes e prejudicar o andamento do projeto, mesmo que sem intenções de fazê-lo.
Entenda o que é necessário para que o trabalho seja concluído, e investigue as etapas que antecedem isso. Designe um “ponto A” e um “ponto B”, onde o ponto A é o início das tarefas e o B é a conclusão final. No meio do caminho, existem etapas e responsáveis. Quando você diagnosticar tudo isso, fica fácil entender o porquê de certos custos existirem e SE eles podem ser cortados sem prejudicar a qualidade final do trabalho.
Lembre-se: a gestão de equipes na construção civil depende de compreensão, mapeamento e execução dos processos, com ciência dos seus devidos responsáveis, prazos e metas.