Aumentar os lucros de construtoras é algo que todo empresário que trabalha nesse ramo gostaria de saber fazer. A questão é que poucos possuem os recursos e o conhecimento para tal. O primeiro passo é buscar as informações certas de fontes especializadas em cuidar dos aspectos financeiros e administrativos de uma construtora, e isso você já fez!
Hoje, aqui no blog da CCR, preparamos um artigo que explicará as formas de aumentar os lucros do seu negócio, sem que você precise se preocupar em captar clientes de forma incessante, agressiva e cansativa – o nosso foco é que você possa trabalhar com tranquilidade e assertividade.
Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e conheça tudo!
O que os empresários fazem para aumentar os lucros de construtoras por aí, afinal?
Muitas empresas ainda insistem na captação de clientes para aumentar os lucros e em estratégias de marketing diversas, focadas em divulgar a empresa e a marca em si, e está tudo bem com isso – exceto quando não há um cuidado real com os clientes que já estão presentes na carteira.
Para simplificar, pense: quando começa o relacionamento transacional e quando ele termina entre você e seus clientes?
Se a resposta que vem à sua mente é vaga ou se resume em “quando o cliente efetua o pagamento”, sinto em lhe dizer: mas você está deixando de ganhar dinheiro e de fidelizar seus clientes!
O segredo para aumentar os lucros de construtoras não está em vender mais, e sim em vender bem!
Pensar no seu cliente no que antecede a venda, no que acontece durante a negociação e no que sucede o pagamento, no nível de satisfação dos seus clientes, na assistência que eles precisam receber e na orientação do início ao fim de cada processo é fundamental para fidelizá-los.
“Ah, mas nem todo cliente está disposto a responder uma pesquisa de satisfação ou contribuir com opiniões concretas”, você me responde…
Bem, pesquisas de satisfação foram banalizadas nos últimos anos, já que a descrença dos clientes envolvidos em relação a possíveis melhorias e resultados que sejam benéficos é grande. Muitas empresas sequer possuem a estrutura e a técnica necessária para aplicar pesquisas realmente concretas e que colaborem com dados valiosos.
É preciso investir em pesquisas para entender os clientes!
Outro fator que colabora para a falta de um suporte que traga resultados realmente expressivos nesse aspecto de avaliação de serviços prestadia está na forma como os dados são transformados e demonstrados à cúpula da empresa, algo que deve ser tão assertivo quanto as próprias pesquisas. Gráficos são muito mais eficientes do que planilhas cheias de números.
A partir do momento em que você compreende o perfil dos seus clientes e traça planos de ação para trazer melhorias para os seus serviços e formas de fidelizar quem já está na sua carteira, pode replicar as ações tomadas e investir na captação de novos clientes com muito mais qualidade.
A ideia é não apenas investir na publicidade e no marketing da sua construtora, e sim focar nos clientes que você já tem, pois eles podem depender dos seus serviços novamente, e fidelizá-los será fundamental.
Aumentar os lucros de construtoras também é algo que está diretamente relacionado com a gestão. Sem um cuidado financeiro, com a logística, com as obrigações e também com o estoque de materiais e gestão de fornecedores, você dificilmente conseguirá economizar e aumentar a lucratividade.
Por isso, conte com um contador especializado em assessorar empresas como a sua através da Contabilidade para construtoras.