skip to Main Content
Sustentabilidade Na Construção Civil – 3 Práticas Para Manter A Organização Sem Afetar O Meio Ambiente

Sustentabilidade na construção civil – 3 práticas para manter a organização sem afetar o meio ambiente

A sustentabilidade na construção civil é um assunto muito sério – e precisamos falar sobre isso!

Sim, é verdade. A sustentabilidade na construção civil não se resume apenas a possibilidade de o negócio ser multado, também afeta a percepção da marca diante do consumidor…

Veja bem, muitas marcas que falharam em respeitar o meio-ambiente acabaram por ter suas imagens prejudicadas, o que ocasionou uma queda na percepção de valor e, consequentemente, na lucratividade.

Existem algumas medidas relativamente simples, que podem ser tomadas a fim de evitar problemas ambientais, multas e outros impactos financeiros, bem como punições mais severas, que podem acarretar no fim prematuro da empresa. Vamos conhecê-las?

Medidas que podem ser tomadas para garantir a sustentabilidade na construção civil

Existem algumas medidas relativamente simples, nas quais você pode investir. Desde a conscientização dos funcionários até uma reorganização completa do canteiro de obras, existem muitas formas que podem ser pensadas para garantir que a empresa de construção civil se mantenha dentro dos conformes da lei.

Vamos abordar cada uma delas a seguir!

1 – conscientizando os funcionários

É importante começar pela conscientização dos funcionários. Essa medida é a que menos custará ao seu negócio, e pode ser iniciada através de comunicados, panfletos e treinamentos, que instruem os colaboradores a reduzirem desperdícios e aproveitarem toda a matéria-prima.

2 – organizando o canteiro de obras

Organizar o canteiro de obras é fundamental, não só para garantir a sustentabilidade na construção civil, mas também para ter maior produtividade e ter certeza de que o produto final terá a qualidade esperada.

É preciso otimizar a logística e o caminho que todos os profissionais precisaram percorrer, pois quanto menor o tempo, menor o desperdício e maior a produtividade, além de reduzir a chance de algo necessário para o andamento do projeto não ser encontrado.

É preciso investir no escoamento de materiais, caçambas e outros meios para se livrar do entulho e resíduos da obra, já que eles não podem ser despejados no meio-ambiente. Além disso, contrate uma empresa especializada para coletar todos os resíduos da obra.

3 – Tenha um controle de estoque preciso para evitar desperdícios

Essa é uma etapa que não pode ser ignorada! A Contabilidade para Construção Civil engloba questões como o controle de fluxo de caixa, o controle de estoque, o planejamento tributário, a gestão de fornecedores e outras formas para colocar todos os custos e ganhos “na ponta do lápis”.

O Controle de Estoque e a categorização correta do inventário servem justamente para entender a importância de cada material e a utilização dos mesmos, determinando sazonalidades, eventualidades e evitando o encalhamento ou falta dos mesmos.

Tudo isso colabora para a sustentabilidade na construção civil, mas são medidas que dificilmente podem ser tomadas por conta própria – o empresário até consegue colocar em prática uma coisa ou outra, mas a efetividade real só vem com a orientação e o auxílio de um contador especializado.

Por isso, busque, acima de tudo, a contabilidade para sua empresa de construção civil. Trabalhe na conscientização dos funcionários e mantenha-se sempre atento aos detalhes. Dessa forma, você não terá surpresas desagradáveis!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a CCR Contabilidade. Somos uma contabilidade em Porto Alegre – RS, e estamos prontos para te atender!

Siga-nos no Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até a próxima.

#ccrcontabilidade #ccrportoalegre #contabilidadeportoalegre #sustentabilidadenaconstruçãocivil

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O contrato social da sua empresa é um documento de…
Back To Top