skip to Main Content
Como Evitar Desperdícios E Reduzir Os Custos De Projetos Para Construção Civil?

Como evitar desperdícios e reduzir os custos de projetos para construção civil?

Reduzir os custos de projetos para construção civil é o objetivo de todo empresário que possui um negócio nesse segmento. Mas, essa missão nem sempre tem sucesso. Por que será?

Quer reduzir os custos de projetos para construção civil? Então, é necessário pensar de forma estratégica com as orientações que você receberá a seguir!

Imagine que, ao projetar uma obra, você possa garantir economia de recursos e, ainda, contribuir para uma melhor preservação do meio ambiente.

Isso seria ótimo, não é mesmo?

E, quando se fala em redução de custos em uma obra; o que vem à sua mente?

Este é outro ponto que se torna uma das principais preocupações no segmento de construção civil, especialmente quando o cenário do país é de instabilidade econômica.

Neste artigo de hoje, vamos te mostrar estratégias de como evitar desperdícios e reduzir os custos de projetos para construção civil; assim, sua empresa não irá gerar impactos negativos para ela mesma e nem para o meio-ambiente.

Além disso, você poderá utilizar os recursos financeiros de maneira mais assertiva, aumentando a produtividade e eficiência na construtora.

Vamos lá?

Como evitar desperdícios na construção civil

De acordo com pesquisas, aproximadamente são gastos 8% a mais de material do que seria necessário para a realização de uma obra; Mas, é possível que você evite custos e desperdícios desnecessários.

Para isso, é imprescindível que:

  • Adote conceitos de reciclagem – restos de tijolos, entulhos e outros podem ser triturados e utilizados em outras obras como, por exemplo, produção de bases rodoviárias.
  • Treine a equipe – treinar e conscientizar os funcionários sobre a importância de maximizar a utilização de todos os recursos envolvidos no projeto também é um modo de evitar desperdício. Quando a cadeia de produção passa a compreender esse conceito e se sente também a responsável por isso, fica mais fácil atingir os resultados esperados.
  • Aposte na logística – uma excelente alternativa para evitar o desperdício em sua construtora é pensar na logística e investir em processos de armazenagem e transporte de materiais para reduzir a quantidade de quebras de peças.
  • Materiais – faça uma lista de materiais e uma programação das compras necessárias para toda a obra, para isso, tenha ajuda de um arquiteto ou engenheiro.
  • O espaço – o espaço do canteiro deve ser definitivo, os corredores de passagem bem demarcados e ter um local adequado para acomodação dos materiais.

Quanto maior for o controle que você tem da construtora, maior a possibilidade de evitar o desperdício e fazer melhor gerenciamento dos insumos e materiais; neste ponto, a tecnologia é uma grande ajuda!

Determinados softwares voltados para construção civil te ajudam a acompanhar com melhor precisão determinados aspectos primordiais de sua obra, como o cronograma de andamento da construção, monitoramento da entrada e saída de materiais, presença de funcionários, gestão financeira, etc.

Como reduzir custos de projetos para construção civil

A redução de custos na construção civil começa por uma estratégia bem fundamentada para cada setor da obra:

  • Efetuar análise de gastos e viabilidade da obra – você deve ter toda a projeção de gastos antes, durante e depois das obras. Com os números passados, você compara obras do mesmo porte para dimensionar, de modo mais realista, os gastos durante a execução. A economia vem quando você nota que certas áreas podem sofrer cortes e, ainda, maximizar os ganhos.
  • Seguir o que está no planejamento – cumprir todas as etapas conforme planejado. Se tiver que fazer alguma alteração, saiba que esta deve ser muito bem analisada e calculada.
  • Comunicação sempre – todos os responsáveis pelos processos da obra devem ter acesso a qualquer atualização sobre ordens de serviços, demandas, etc; o que facilita muito esta integração em prol da redução de custos na construção civil é o sistema de gestão ERP, vez que garante o fluxo de informações e te auxilia em torno da cadeia de suprimentos.

Portanto, neste artigo você viu como evitar desperdícios e reduzir os custos de projetos para construção civil. Todos esses danos e outros mais podem ser evitados. Benefícios alcançados por meio de estratégias adequadas.

Um sistema de gestão especializado na construção civil vai te ajudar a reduzir o desperdício e os custos e, também, traz ganhos diretos para sua construtora.

Nossa equipe tem experiência nesse mercado e está altamente qualificada para te auxiliar nestes e outros detalhes essenciais para o sucesso de seu negócio.

Será um prazer falar com você!

Nos sigam no Facebook: @ccrcontabilidade

Um forte abraço.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Você, como dono ou gestor de uma empresa, sabe exatamente o que…
Back To Top