skip to Main Content
Plano De Contas Para Construtoras E Incorporadoras: Você Já Tem O Seu?

Plano de Contas para Construtoras e Incorporadoras: Você já tem o seu?

Neste artigo vamos falar sobre Plano de Contas para Construtoras e Incorporadoras, sua importância, suas particularidades e algumas dicas de como fazer o seu.

Especialmente quando falamos de empresas ligadas à Construção Civil, o Plano de Contas é importante devido à questão do centro de custos, mas se bem feito, isto pode lhe trazer alguns benefícios…

O que é Plano de Contas?

Antes de qualquer coisa você precisa entender o que é um Plano de Contas, entendida como a classificação que uma empresa deve seguir para registrar todas as suas movimentações financeiras e econômicas.

É por meio do Plano de Contas que a contabilidade e ou o seu departamento financeiro sabem como e onde lançar cada uma das movimentações da empresa de forma organizada, para que você ou a sua administração possam ter informações úteis para gerenciar a empresa de forma eficiente e lucrativa.

Sou obrigado a ter Plano de Contas?

Sim, toda empresa precisa ter o seu Plano de Contas, inclusive Construtoras e Incorporadoras. Ora, de acordo com o Código Civil – Lei 10.406 toda empresa é obrigada a ter contabilidade, e como vimos, é por meio do Plano de Contas que a contabilidade sabe onde deve lançar as movimentações financeiras (e econômicas) da empresa, então, por óbvio, sua empresa precisa ter um plano de contas, e provavelmente tem, mesmo que você não saiba.

O problema é que muitos empreendedores, por não conhecer seus benefícios, acabam sub utilizando essas ferramenta e deixam de ter informações valiosas para a administração dos seus negócios, nesse sentido, o Plano de Contas para Construtoras e Incorporadoras se mostra ainda mais relevante, como veremos a seguir.

Como fazer um plano para minha Construtora ou Incorporadora?

A tarefa de fazer um Plano de Contas adequado a qualquer empresa deve ficar a cargo do seu Contador, pois demanda conhecimentos técnicos específicos e podem otimizar (ou prejudicar) as informações que você irá obter do seu negócio para administrar a sua empresa.

Especialmente um plano para Construtoras ou Incorporadoras que deva atender a esta questão, pois o segmento de construção civil deve atender especificidades que apenas um profissional de contabilidade especialista no segmento é capaz de cumprir.

Embora o plano seja uma obrigação legal, como vimos acima, o empreendedor não deve enxerga-lo como mais uma burocracia, mas como uma importante ferramenta que vai ajudá-lo a gerenciar o dia-a-dia do seu negócio.

Por isso, mesmo que você possa encontrar facilmente numa busca no Google diversos modelos de planos para Construtoras e Incorporadoras, recomendamos fortemente que você utilize-os tão somente como uma mero ponto de partida, mas sente com sua equipe contábil e financeira para fazer um plano adequado a sua realidade e que de fato vá ajudá-lo no dia-a-dia do seu negócio.

Na CCR Contabilidade possuímos profissionais qualificados e especializados no segmento de Construção Civil para ajudar você e sua equipe a criar seu plano de contas, manter você em segurança em relação a conformidade fiscal e contábil, além de ajudarmos sua empresa a aumentar a lucratividade reduzindo os custos com pagamentos de impostos a maior ou desnecessários.

Vamos conversar a respeito do plano de contas de sua construtora ou incorporadora e, também, sobre como podemos começar uma parceria empresarial de muito sucesso?

Siga-nos no Facebook: @ccrcontabilidade

Estamos esperando por você!

Até Logo…

#ccrcontabilidae #contabilidadeportoalegre #planodecontas

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Vale mesmo a pena investir na mão de obra terceirizada…
Back To Top