skip to Main Content
Planejamento E Controle De Obras – 3 Dicas Para Não Perder Prazos

Planejamento e controle de obras – 3 dicas para não perder prazos

O Planejamento e Controle de Obras precisa ser muito preciso para garantir total efetividade dentro de um projeto. Como fazer isso de forma efetiva? Aprenda hoje, com 3 dicas rápidas!

Não dá para falar de Planejamento e Controle de Obras sem citar a necessidade de organizar tudo de forma a respeitar prazos, evitar desperdícios e aumentar a eficiência do trabalho realizado.

Isso é um fato, agora, como fazer com que tudo isso aconteça sem problemas? Bem… É para isso que estamos aqui!

Veja, em 3 dicas simples, como reduzir a chance de cometer erros, evitar retrabalhos e cumprir prazos com excelência!

Vamos às dicas?

1 – É sempre importante cuidar do visual…

Porque a primeira impressão é a que fica. E não estou falando sobre a aparência da sua obra ou o visual dos seus funcionários, não! Trata-se de como os processos que devem ser conduzidos são visualizados.

Em outras palavras, as pessoas se guiam muito melhor quando possuem referências visuais de fácil identificação para a realização de tarefas, desde as mais simples, até as mais complexas.

Por isso, ter um cronograma de obras é simplesmente indispensável, mas o grande “xis da questão” é entender COMO criar um calendário eficiente e visual.

A minha sugestão para você ter sucesso com o planejamento e controle de obras é o Gráfico de Gantt. Essa ferramenta é especialmente útil quando queremos entender a duração de tarefas específicas, quais delas acontecem simultaneamente e quando devem acontecer de fato.

Bom, não é?

Assim, todos têm noção de como está o andamento do projeto como um todo, permitindo que eu compreenda o impacto do meu trabalho no seu, do seu no meu e assim por diante.

2 – Fique de olhos bem abertos

Um dos fatores que mais influencia no índice de produtividade é a motivação/desmotivação dos seus colaboradores e funcionários. Isso significa que você precisa estar sempre atento aos menores sinais de que algo pode estar prestes a dar errado!

Muitos de nós, empresários, percebemos que algo não está certo quando o circo já começou a pegar fogo e não há muito o que fazer para conter os danos, e essa é uma prática extremamente perigosa.

Quando falamos do planejamento e controle de obras, o andamento de cada tarefa dependerá da capacidade de trabalho e da motivação de cada funcionário. E bem, não estou falando da criação de um espaço dos sonhos para deixar todo mundo da construtora feliz da vida, sei que você não é a Google.

A questão aqui é: as condições de trabalho estão ideais para que o colaborador trabalhe de forma adequada?

Será que há algo que precisa ser melhorado imediatamente para garantir o andamento do trabalho?

Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas e, em caso afirmativo, ações deverão ser tomadas para corrigir o mais rápido possível.

3 – Seja sempre realista

Dinheiro é bom. Eu gosto, você gosta, todo mundo gosta! Só que não podemos criar prazos irreais somente para conseguirmos um contrato que trará um bom dinheiro para o caixa, a menos que todas as partes estejam cientes dessa necessidade e haja um esforço extra para garantir o cumprimento do cronograma.

É muito comum – em qualquer segmento – criar prazos curtos para agradar clientes. O resultado? Bem… Ao final a qualidade não sai como o esperado e os prazos acabam não sendo respeitados.

Domestique os seus clientes. Crie prazos realistas e garanta que todas as partes envolvidas estejam cientes do que precisa ser feito, como precisa ser feito e quando. Assim, você garantirá um planejamento e controle de obras muito mais eficiente e dinâmico.

Mas, lembre-se! É preciso aplicar CADA UMA das dicas acima. Optar somente pela 1, 2 ou 3 não te trará os resultados que você procura. Utilize cada um dos ensinamentos obtidos aqui e faça dar certo.

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Garanta uma verdadeira parceira na gestão das atividades da sua…
Back To Top