skip to Main Content
Gestão De Projetos Na Construção Civil: Como Fazer O Orçamento Render, Dentro Do Prazo

Gestão de projetos na Construção Civil: como fazer o orçamento render, dentro do prazo

Na gestão de projetos de Construção Civil, qualidade, prazo e escopo são essenciais. É necessário haver controle e contínuas correções e adaptações. Ou seja, não é tarefa fácil gerenciar projetos nessa área.

Além disso, há muitas variáveis envolvidas para conseguir proporcionar eficiência e segurança, para assim, atingir os objetivos estabelecidos ou determinar as ações mais adequadas no decorrer da obra.

Além de tudo isso, ainda deve ser levado em conta o orçamento e os prazos. Afinal, há uma data para começar e para terminar, de acordo com o contrato. Entretanto, adversidades costumam surgir, como falta de recursos, modificações de última hora e desmotivação dos trabalhadores.

Pensando nisso, neste artigo vamos falar sobre como executar a gestão de projetos de Construção Civil da melhor forma, evitando erros e despesas desnecessárias.

Mas, primeiramente, você sabe o que é gestão de projetos?

Confira Nossas Especialidades (1) - CCR Contabilidade

Gestão de projetos: o que significa

Gestão de projetos atualmente é utilizada em diferentes áreas, inclusive na Construção Civil. 

Basicamente, gestão de projetos envolve habilidades, técnicas, ferramentas e conhecimentos utilizados para o planejamento, execução e acompanhamento de um projeto. 

Existem inúmeras teorias sobre como realizar um bom projeto, de acordo com cada área – projetos de produto, indústrias, residências, etc. – e a gestão de projetos é vital em todas elas. O Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) indicou que 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do globo é para investimentos nos mais diferentes tipos de projetos. 

Como fazer uma boa gestão de projetos na Construção Civil

Uma boa gestão de projetos na área de Construção Civil exige um orçamento que renda e prazos cumpridos, ainda que surjam imprevistos ou mudanças significativas durante a obra.

Na Construção Civil, existem certas características no processo produtivo e no mercado que tornam a aplicação de procedimentos e teorias de gestão, às vezes, complexa: são as adaptações de que falamos, praticamente inevitáveis.

Neste contexto de gestão de projetos em obras, é importante se atentar às novas tecnologias, além do cenário do crédito imobiliário no país. Esses são fatores decisivos que permitem aumentar ou diminuir a demanda de projetos de Construção Civil. 

Além disso, metodologias inovadoras voltadas a liderança e gerenciamento de equipes vêm surgindo com força na área. 

Fases do projeto de Construção Civil

Um projeto tem começo, meio e fim, seja qual for. E cada parte é importante, portanto, antever dificuldades em todas as etapas é essencial (claro, na medida do possível).

Em geral, as etapas de um projeto de Construção Civil são:

  1. Início: averiguar a viabilidade e assinar o termo de abertura da obra;
  2. Planejamento: definir objetivos específicos e como atingi-los;
  3. Execução: pessoas e recursos para chegar ao escopo determinado;
  4. Acompanhamento: controle contínuo de resultados alcançados;
  5. Finalização: encerrar e aceitar a obra executada.

Cuidado com as correções, seus custos podem aumentar de uma etapa para outra, portanto, faça um planejamento detalhado e previna-se contra adversidades!

Vamos ver, agora, algumas dicas para uma gestão de projetos de Construção Civil que seja fiel aos prazos e não estoure o orçamento?

Dicas para gestão de projetos em Construção Civil

A seguir, veja algumas sugestões para que seu projeto de Construção Civil seja eficiente:

  • contrate uma equipe completa e que trabalhe com qualidade, mantendo-a motivada;
  • trate da gestão das pessoas envolvidas: patrocinadores, clientes, gerente do projeto, equipe, sociedade e órgãos reguladores;
  • tenha objetivos claros e práticos para a equipe: ele deve ser SMART: specific (específico) – mensurable (mensurável) – attainable (alcançável) – relevant (relevante) e time-based (com prazo certo);
  • facilite a comunicação interna, ou seja, o diálogo com os envolvidos no projeto, eliminando, assim, ruídos e propiciando canais eficientes;
  • tenha um cronograma, subdividindo as entregas: pontue cada etapa do projeto, com prazos e padrões de qualidade;
  • use um sistema de gestão de projetos eficiente, que sincronize pessoas, processos, recursos, prazos, normas, tecnologias e padrões de qualidade.

Esperamos que você tenha apreciado nosso conteúdo sobre gestão de projetos de Construção Civil! Para mais artigos como esse, continue navegando em nosso blog!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Manter a roda da fortuna girando sempre ao favor do…
Back To Top