skip to Main Content
Fluxo De Caixa Na Construção Civil – Como Fazer

Fluxo de caixa na construção civil – como fazer

Possuir um controle efetivo sobre o fluxo de caixa na construção civil garante uma empresa financeiramente saudável, por isso, entenda como elaborar o seu!

O fluxo de caixa na construção civil possui uma papel crucial!

Justamente por falarmos de um setor que lida com projetos a longo prazo e, geralmente, com o orçamento elevado, uma gestão financeira que não seja controlada a risco pode acabar por colocar a sua empresa em sérios riscos.

Sendo assim, pensando no desenvolvimento do seu negócio e na otimização da sua gestão financeira, nós, da CCR Contabilidade, especializados na prestação de serviços contábeis para construção civil, preparamos essa postagem para que você aprenda como elaborar o seu fluxo de caixa.

Mas, antes vamos entender melhor o que é um fluxo de caixa na construção civil…

Fluxo de caixa, o que é e como ele pode auxiliar a sua empresa de construção civil?

O fluxo de caixa se trata de uma ferramenta de gestão que controla todas as relações de entrada e saída do seu dinheiro em determinado período de tempo, te dando uma visão detalhada sobre as suas contas a pagar e a receber.

Sendo assim, para que a sua elaboração é preciso que a sua empresa de construção civil realize alguns processos relacionados ao agrupamento de dados financeiros do seu negócio.

Lembrando que, para a elaboração de orçamentos de obras ou prestação de serviços referentes à área da construção civil, com o auxílio de um fluxo de caixa, é possível que a sua empresa seja muito mais lucrativa e assertiva no controle dos seus materiais e suprimentos a serem utilizados.

Contudo, indo direto ao que interessa, vamos entender como elaborar o seu fluxo de caixa para construção civil…

Fluxo de caixa para empresas da construção civil, entenda como elaborar o seu!

Então, para que seja elaborado o seu fluxo de caixa na construção civil são precisas algumas ações, estando entre elas, como citado no tópico anterior, o agrupamento de dados financeiros do seu negócio.

Mas, vamos entendê-las melhor agora:

Defina o período de apuração das suas movimentações financeiras

Realizado o agrupamento dos seus dados, é preciso que você defina um período de apuração para as suas movimentações financeiras, o que garante maior controle e embasamento para a projeção de resultados futuros.

Você pode contar com um sistema de controle financeiro para construção civil, que é um excelente ferramenta para otimização do seu tempo, mas as tomadas de decisão sempre serão suas.

A categorização dos seus gastos e ganhos

Determinado o período de apuração, agora é preciso que você categorize a origem de cada movimentação da sua empresa de construção civil, dessa forma é possível identificar furos no orçamento e até setores ou processos que podem receber um investimento melhor planejado.

O controle e análise dos seus dados

Por fim, realize uma análise dos seus números, com base no período de apuração e categorização definida.

Assim suas tomadas de decisão, referentes às suas finanças serão muito mais efetivas!

Contudo, caso deseje saber mais sobre como elaborar um fluxo de caixa para empresa de construção civil, entre em contato com os profissionais da CCR Contabilidade e garanta a saúde financeira da sua empresa!

Ainda possui alguma dúvida? Que tal entrar em contato com a CCR Contabilidade?

Somos uma Empresa Contábil de Porto Alegre – RS, especialistas no seu negócio para ajudá-lo.

Será um prazer conversar!

Acesse nosso Facebook: @ccrcontabilidade

Sucesso e até logo.

Assine nossa newsletter

Receba dicas valiosas para o seu negócio semanalmente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
O Planejamento e Controle de Obras precisa ser muito preciso…
Back To Top